Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico especialista nessa área é o cardiologista.
- Cardiologia Preventiva:
Sabendo que a maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares e ao que tudo indica, essa incidência tende a aumentar, todos os adultos, a partir de 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar, o cardiologista, para se orientarem, adequadamente, a respeito de seus próprios riscos cardíacos e das diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo .
Apesar das altas taxas de mortalidade por problemas cardiovasculares, é importante deixar bem claro que a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na PREVENÇÃO.
Também é de extrema importância a avaliação de um cardiologista antes de iniciar qualquer tipo de atividade física e antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico.
- Cardiologia Terapêutica:
A cardiologia terapêutica é a situação em que o paciente já possui alguma comorbidade cardiovascular e necessita do acompanhamento do cardiologista para tratamento e controle dessa doença.
São elas:
- Hipertensão arterial
- Arritmias cardíacas
- Insuficiência cardíaca
- Doenças da aorta
- Aterosclerose
- Infarto do miocárdio
- Angina
- Cardiomiopatia
- Doenças valvulares, entre outras.