A Dermatologia é a área médica que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, cabelos, unhas e mucosas. Através da dermatologia muitas doenças de pele podem ser prevenidas e tratadas antes de se desenvolverem ou se tornarem graves.
Além de orientar quanto aos cuidados gerais com a pele, os dermatologistas estão capacitados a solucionar problemas estéticos e a trabalhar para a manutenção da beleza e da saúde desse tecido em crianças, adultos e idosos.
Existem mais de 3 mil doenças dermatológicas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Elas são mais comuns do que imaginamos e estão presentes no nosso dia-a-dia, como por exemplo:
- Acne (espinhas)
- Alergias
- Vitiligo
- Queda de cabelo
- Psoríase
- Hanseníase
- Câncer de pele
Quanto aos tratamentos estéticos, podemos citar os peelings químicos e físicos, preenchimentos, aplicação de toxina botulínica, microagulhamento, dentre muitos outros. Tais procedimentos são úteis para o controle dos sinais de envelhecimento (manchas, rugas e flacidez), redução de cicatrizes, tratamento de estrias, celulite e gordura localizada, etc.
A consulta com o dermatologista é indicada para pessoas de todas as idades, de adultos a idosos, inclusive, você não precisa esperar que apareçam alterações nesse tecido para visitar o especialista.
Assim como você provavelmente faz com outras especialidades, é importante consultar um dermatologista de forma periódica, pelo menos uma vez no ano caso você não tenha nenhum sinal de patologia. Os check-ups são essenciais para garantir sua saúde, ajudam na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce, importante para evitar complicações.